BEM VINDO AO BLOG DO GEFER

O tema do blog do GEFER é formado de assuntos relacionados ao Gerenciamento de Ferramentas.
Serão postados frequentemente informações sobre como gerenciar de forma eficiente ferramentas de corte e também dicas de suporte para os usuários do sistema GEFER.
É também um canal aberto para receber comentários dos usuários que querem contribuir com seu conhecimento e experiência relevantes ao assunto.
Agardecemos a sua visita.

SEJA UM DISTRIBUIDOR / REPRESENTANTE DO GEFER EM SUA CIDADE. CLIQUE E SOLICITE INFORMAÇÕES comercial@gefer.com.br

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

MELHORIA DE PROCESSOS DE USINAGEM & GERENCIAMENTO DE FERRAMENTAS


A necessidade de processos produtivos mais rápidos, mais seguros e que garantam maior qualidade, impulsionam cada vez mais a entrada da tecnologia para o chão-de-fábrica. Para atender essa necessidade de competitividade, surgem máquinas mais automatizadas, ferramentas mais sofisticadas, operadores com alto nível de conhecimento técnico, entre outros fatores, que são lançados diariamente no mercado para proporcionar o aumento da produtividade e redução de custos de produção.
Com tanta tecnologia disponível torna-se obrigatório lidar com essas informações de forma também eficiente, para que se possa ter tomadas de decisões com a mesma agilidade que se produz.
Informações rápidas e precisas precisam estar disponíveis para que a empresa possa direcionar suas ações de redução de gastos, melhoria de processos e incremento na qualidade.
Sistemas informatizados que facilitem o controle de processos específicos são cada vez mais importantes para a integração dessas informações.
Softwares destinados ao Gerenciamento e Controle de Ferramentas passam a assumir outro papel, além de administrar os estoques e a sala de ferramentas, o de proporcionar uma integração das informações do processo com os recursos produtivos. Como informações técnicas de máquinas e ferramentas envolvidas em cada fase da produção.
Algumas vantagens de um sistema de Gerenciamento de Ferramentas integrado ao Processo de Produção:
§  Redução do tempo de preparação das máquinas e setup externo;
A informação gerada pelo planejamento da produção antecipa à sala de ferramentas quais recursos (ferramentas, suportes de fixação, acessórios, etc.) serão necessários e deverão estar disponíveis à fábrica para a programação da produção da semana.
§  Redução de Estoques;
O processo de controle gerado pelo sistema identifica ferramentas obsoletas e controla a necessidade de compras permitindo uma otimização de itens que podem ser usados para processos semelhantes;
§  Rastreabilidade
O processo de liberação de ferramentas para a produção é registrado de forma fácil e rápida, identificando seu destino;
§  Redução das Quebras
As transações ocorridas diariamente fornecem um rico banco de informações das ocorrências cometidas com cada ferramenta. Assim é possível analisar cada quebra e tomar as devidas providências para eliminar processos equivocados e ajustar outros;
§  Planejamento de Compras
Os históricos de consumos gerados diariamente indicam uma tendência no comportamento dos estoques, prevendo o reabastecimento e antecipando a informação das necessidades de compras.
§  Acompanhamento da Vida Útil das Ferramentas
É possível controlar a durabilidade de uma ferramenta, acompanhando seu histórico de utilização desde a compra até o descarte;
Um sistema informatizado de controle de processos e ferramentas faz com que informações técnicas que antes estavam em poder de alguns e espalhados pela fábrica, estejam disponíveis e acessíveis a um maior número de pessoas, garantindo agilidade e qualidade no processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário