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Serão postados frequentemente informações sobre como gerenciar de forma eficiente ferramentas de corte e também dicas de suporte para os usuários do sistema GEFER.
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segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CONSUMO DE FERRAMENTAS DE CORTE POR CENTRO DE CUSTO

Não é novidade que as ferramentas de corte aparecem nas primeiras posições do ranking de compras, como responsáveis pelo maior volume de gastos com insumos em uma empresa de usinagem ou com alto índice de usinagem.
Atualmente essas empresas com Centros de Custos consumidores de Ferramentas (principalmente de corte), tem dificuldade de mensurar qual o valor de ferramentas que é gasto no processo em cada setor, dificultando assim a alocação desses gastos no mapa de custos (estutura de controle de alocação de gastos e despesas nos setores produtivos) para cálculo do custo hora máquina.
Sem saber exatamente qual o comsumo de ferramentas de cada setor, a empresa fica obrigada a fazer uma "distribuição" geral de todas as despesas (com esses materiais) adotando um critério de rateio que normalmente não condiz com a relaidade, permitindo distorções e honerando o custo hora de alguns setores. Os setores receberão uma "parcela" maior ou menor do que realmente estão contribuíndo com o consumo das ferramentas.
Essa distorção afeta diretamente o cálculo de preço e resultado (margem) de um produto usinado.
O GEFER traz uma solução simples e fácil de ser implementada para resolver esse problema. As movimentações identificam os setores de consumo, gerando relatório e fechamentos precisos do consumo por cada Centro de Trabalho.

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